VII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
    Home > Papers > Denise Morado Nascimento
Denise Morado Nascimento

A abordagem sócio-cultural da informação

Denise Morado Nascimento
Escola de Arquitetura UFMG

     Texto Completo: PDF
     Texto submetido em: October 5, 2006

Resumo
Sabemos que o campo da Ciência da Informação hoje permeia a expressão conceitual legitimada em sua produção científica e acadêmica e a configuração necessária para a sua sustentação envolvendo a gênese, a natureza e a especificidade de seu objeto. Neste cenário, a informação tem sido abordada como um fenômeno de caráter interdisciplinar analisado por várias áreas – Comunicação, Economia, Computação, Sociologia, Psicologia, Lingüística, Filosofia, Administração, Estatística, Engenharia, Educação, História e outras, com influências teóricas para a Ciência da Informação.
As diversas possibilidades disciplinares de como olhar a informação tornaram-se imensas e têm desencadeado investigações acadêmicas sobre como aprimorar processos organizacionais, disseminar materiais informáticos, construir políticas de informação, sistematizar a informação técnica e científica, melhorar a transmissão e armazenamento de dados, analisar, organizar, recuperar e disseminar os documentos de forma mais eficaz, entender a informação no ambiente econômico, político e tecnológico.
Fazer compreender o que seja o fenômeno informação talvez seja uma das tarefas mais obscuras frente aos desafios impostos à Ciência da Informação. Pesquisadores da área têm examinado inúmeros aspectos do termo informação, atestando sua polissemia através do tempo e do espaço, e induzindo a um entendimento universal de que tudo seja informação a ser consumida por todos.
Entretanto, se o conceito de informação na Ciência da Informação é importante, este deve estar ancorado por um ponto de vista teórico que possa estabelecer princípios do que seja informação e como investigá-la. É este o nosso interesse investigativo: como olhar a informação?
Nossa estratégia será distanciar de uma revisão de literatura conceitual dos autores contemporâneos da área – Taylor, Borko, Wersig, Saracevic, Belkin, Shera, etc., e entranhar por uma breve análise da evolução das investigações científicas da Ciência da Informação, completando-a com as formulações feitas por Birger Hjørland no que diz respeito ao conceito de informação atrelada às abordagens teóricas da Ciência da Informação.
O presente artigo está baseado nos resultados da tese de doutorado:
MORADO NASCIMENTO, Denise. A edificação urbana como expressão da prática informacional: análise do campo tectônico de Belo Horizonte. Belo Horizonte, Escola de Ciência da Informação ECI/UFMG, 2005. 194p. (Tese de Doutorado em Ciência da Informação). Orientadora: Profa. Regina Maria Marteleto.




    Saiba mais
    sobre
    o projeto...


Public Knowledge

 
Open Access Research
Home | Apresentação | Programação
Trabalhos científicos | Inscrições | Organização | Fotos
  Top