VII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
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Nelma Camêlo Araujo

Analise do Uso Efetivo da Informação por Empresarios de Microempresas Alimenticias do Estado de Minas Gerais

Nelma Camêlo Araujo
Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - CETEC

Marilia Damiani Costa
Universidade Federal de Santa Catarina


     Texto Completo: PDF
     Texto submetido em: August 21, 2006

Resumo
O compromisso da ciência da informação com estudos que possibilitem um maior intercâmbio com a sociedade, investigando as diferentes formas de organizar, recuperar, analisar os diversos sistemas de informação, seu acesso e a interlocução com as diversas áreas do conhecimento faz parte de sua responsabilidade social. O propósito desta pesquisa foi analisar se empresários de microempresas alimentícias do Estado de Minas Gerais usam efetivamente a informação fornecida pelo Serviço de Resposta Técnica, da Unidade de Atendimento em Informação e Tecnologia (UAITec) da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC), em Belo Horizonte/MG, no período de 2001 a 2003. A escolha pelo setor de alimentício se deu em função de que, neste período o governo do Estado de Minas Gerais fez um elevado investimento neste setor, demandando por parte dos empresários das microempresas alimentícias o desenvolvimento de novos produtos, melhorias em seus produtos e/ou processos produtivos. Tal fato, elevou as demandas ao Serviço de Resposta Técnica da UAITec oriundas deste segmento. Foi desenvolvida uma pesquisa aplicada, descritiva, de cunho qualitativo, fazendo-se uso do método sense-making e do estudo de caso para coleta e análise dos dados. Os dados coletados foram realizados por intermédio de 16 entrevistas semi-estruturadas em contato direto com o empresário em seu empreendimento, sendo 5 do interior de Minas Gerais, 7 da região metropolitana de Belo Horizonte e 4 da área central de Belo Horizonte. A partir da coleta dos dados, foi elaborada uma matriz-chave denominada “base do conhecimento dos entrevistados” sendo composta dos itens: formação, faixa etária, experiência profissional e experiência de vida dos entrevistados. Outras matrizes foram elaboradas para o mapeamento das necessidades, busca, uso e não uso da informação. A partir destas matrizes foi desenvolvida a análise dos dados. Verificou-se que os usuários que fizeram uso efetivo da informação tiveram como necessidade de uso: a) necessidade de adequar sua empresa para atendimento de demandas do mercado; b) adequação do produto às exigências legais; c) desenvolver melhorias nos processos produtivos ou novos produtos. Verificou-se que as necessidades de informação, que levaram ao uso efetivo da informação, estavam relacionadas à sua base de conhecimentos, registradas na matriz “base do conhecimento dos entrevistados”, e puderam ser assimiladas. Aqueles empresários que não utilizaram a informação fornecida pelo Serviço de Resposta Técnica, foi constatado que eles pretendiam usá-la para aplicações fora do escopo da empresa, implicando no desenvolvimento de pesquisas em laboratórios ou em outros investimentos no empreendimento para completar o ciclo informacional de uso efetivo da informação. Concluiu-se que os Serviços de Informação, do tipo Resposta Técnica, que atendem às micros e pequenas empresas são fundamentais para apoiar a adequação dos produtos, dessas empresas, ao mercado nacional, principalmente na área de alimentos, pois atingem uma parcela significativa da sociedade. Portanto, a continuidade de pesquisas, com essa abordagem, na área de ciência da informação, poderão contribuir para o aprimoramento desses serviços.




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