VII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
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Elmira Simeão

MULTIVOCALIDADE COMO METAMETODOLOGIA PARA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

Elmira Simeão
Universidade de Brasília

Antonio Miranda
Universidade de Brasília

     Texto Completo: PDF
     Texto submetido em: August 28, 2006

Resumo
Entre as inovações ou atualizações provocadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) no espaço educacional, encontramos diversas alternativas que tentam viabilizar novos mecanismos de comunicação entre alunos e professores na produção de conhecimento e na execução de atividades vinculadas a cursos e treinamentos. Essa é uma tarefa urgente nos cursos de Biblioteconomia e Educação cuja missão principal se concentra na implementação e disseminação de experiências no contexto da Sociedade do Conhecimento, apontando dados relevantes para a comunidade científica e destacando os recursos de informação e inovações para melhoria na formação e desenvolvimento dos profissionais, bem como na gerencia de políticas de informação. Características vinculadas ao uso de TIC, como navegabilidade, intra-textualidade, inter-textualidade, multivocalidade, e interface revelam possibilidades na interação do computador e usuários através de uma realidade virtual e novas práticas de tratamento de textos. No esforço de atualizar algumas metodologias de pesquisa, e baseados nos conceitos de metametodologia (Miranda, 2003) e pensamento complexo (Morin, 2003), os autores, professores do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília, Brasil, analisam a relação entre tecnologia, informação e comunicação, através da aplicação de metodologia “multivocal”, baseada em TIC, para produção do livro “Informação e tecnologia: conceitos e recortes”. Com o uso de ferramentas apropriadas, os capítulos foram montados considerando as inúmeras possibilidades combinatórias do tema, tanto do ponto de vista da tecnologia, quanto da implementação de conteúdos. Os especialistas trabalharam a “multivocalidade” reunindo textos e pesquisas sobre informação e tecnologia dentro de várias áreas temáticas. O texto polifônico, em sua multivocalidade, revela parte dos possíveis embates teóricos (e outros) com uma riqueza de possibilidades argumentativas gerada numa ação coletiva de produção, conforme os pressupostos do pensamento complexo de Morin. Do cruzamento das especializações e das referências ou, como preferem outros autores, “registros” ou “inscrições”, foram mapeados conceitos básicos do tema. A experiência é pioneira e um modelo para a produção de textos na rotina acadêmica, conciliando a utilização das tecnologias em rede (internet) entre atividades presenciais e outras mediadas pela teconologia com as práticas tradicionais. Depois da consolidação do capítulo introdutório e uma apresentação geral dos conteúdos construídos pelos alunos, o material foi publicado na rede para interferências outras. Era necessário observar o objetivo temático de cada seção do livro e incluir as contribuições do processo de discussão e leituras complementares. Desta forma muitos conceitos foram ampliados e atualizados incluindo os de Comunicação extensiva e indicadores que apontam para uma perspectiva multidimensional no tratamento da informação através da utilização do aparato tecnológico. A metametodologia da multivocalidade é um confronto de experiências (e de estilos de escrita) e idiossincrasias, principalmente considerando a heterogeneidade da formação profissional dos alunos e especialistas envolvidos.




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