VII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
    Home > Papers > Henriette Ferreira Gomes
Henriette Ferreira Gomes

O FLUXO DE COMUNICAÇÃO EM AULAS TEÓRICAS NO ENSINO SUPERIOR: A BUSCA DA TRAVESSIA DA INFORMAÇÃO AO CONHECIMENTO

Henriette Ferreira Gomes
Universidade Federal da Bahia

     Texto Completo: PDF
     Texto submetido em: August 24, 2006

Resumo
O trabalho tem como tema a comunicação da informação nas práticas de ensino-aprendizagem nas aulas teóricas na universidade. A investigação se deu por meio da realização de um estudo de caso com observação intensiva, em uma amostra composta por três turmas de uma disciplina ministrada em um curso de graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), perfazendo um total de 109 estudantes. Os procedimentos de coleta dos dados utilizados incluíram a observação direta e intensiva das aulas cursadas pelas três turmas; a realização de grupos focais com os estudantes, a aplicação de questionário e a realização de entrevistas com o professor. A análise dos dados se realizou a partir da integração de abordagens quantitativas e qualitativas. Os resultados mostraram que o ambiente da sala de aula está concentrado no nivelamento do conhecimento entre os estudantes a partir da apresentação dos conteúdos programáticos, ficando o espaço crítico limitado ao esclarecimento de dúvidas. As tecnologias da comunicação e informação utilizadas nesse ambiente cumprem apenas uma função auxiliar na promoção do contato dos estudantes com o conhecimento.




    Saiba mais
    sobre
    o projeto...


Public Knowledge

 
Open Access Research
Home | Apresentação | Programação
Trabalhos científicos | Inscrições | Organização | Fotos
  Top