VII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
    Home > Papers > Mariângela Spotti Lopes Fujita
Mariângela Spotti Lopes Fujita

Abordagem cognitiva e sócio-cognitiva da leitura documentária na formação inicial do indexador: análise da perspectiva individual em contexto sócio-cultural

Mariângela Spotti Lopes Fujita
UNESP - Campus de Marília

     Texto Completo: PDF
     Texto submetido em: October 4, 2006

Resumo
O indexador, visto como leitor, é considerado, individualmente, em abordagem cognitiva pelo processamento de informações que realiza durante a leitura documentária para análise de assunto, contudo, como leitor profissional deve ser visto dentro de seu contexto sócio-cultural que abrange atuação e formação profissional em abordagem sócio-cognitiva. Em decorrência, propõe-se uma análise teórica das abordagens cognitiva e sócio-cognitiva em Ciência da Informação com a finalidade de fundamentar a investigação sobre o uso de estratégias de ensino de leitura documentária para a formação inicial do indexador. As pesquisas sobre Leitura documentária para indexação desenvolvidas inicialmente com a abordagem cognitiva de observação da tarefa do indexador, em perspectiva individual, tiveram grande importância para o conhecimento de estratégias de leitura e de leitura profissional. Entretanto, ao abordar o modelo interacionista de leitura realizada pela interação entre as três variáveis, texto-leitor-contexto, delimita-se uma abordagem sócio-cognitiva necessária para que o indexador, como leitor, tenha a visão mais ampla de contexto sócio-cultural.




    Saiba mais
    sobre
    o projeto...


Public Knowledge

 
Open Access Research
Home | Apresentação | Programação
Trabalhos científicos | Inscrições | Organização | Fotos
  Top