VII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
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Francisca Rosaline Leite Mota

A importância do marketing para disseminação do conhecimento produzido no âmbito universitário

Francisca Rosaline Leite Mota
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Marcos Aurélio Gomes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Wendell de Andrade Amorim
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

     Texto Completo: PDF
     Texto submetido em: October 4, 2006

Resumo
Trata-se de uma pesquisa sobre a construção do conhecimento cientifico e as formas de registro deste tipo de conhecimento no âmbito universitário. Destaca como principais documentos os Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's, Dissertações e Teses. Discute o marketing em bibliotecas como uma importante ferramenta para divulgar o conhecimento contido nos documentos ora citados. Partindo da idéia de que comunicar é tão importante quanto produzir conhecimento, a questão que norteia a pesquisa é: como se dá o processo de promoção do conhecimento construído no âmbito da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alagoas – UFAL? Objetivo geral foi o de estudar o processo de promoção do conhecimento construído no âmbito acadêmico da Universidade Federal de Alagoas – UFAL Relata os resultados de uma pesquisa realizada junto ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Alagoas – SIBI-UFAL.Os objetivos específicos foram: 1) Identificar quais bibliotecas, entre as que compõem o SIBI-UFAL, se configuram enquanto depositárias do conhecimento construído no âmbito acadêmico da Universidade Federal de Alagoas – UFAL; 2) Verificar indícios da utilização do marketing como estratégia para promoção deste conhecimento; 3) Traçar diretrizes para a disponibilização e divulgação deste conhecimento de forma ampla e eqüitativa. Para tanto foi realizada uma revisão de literatura e, uma pesquisa e qualitativa onde foram aplicados 08 (oito) questionários junto aos responsáveis pelas unidades de informação que compõem o SIBI-UFAL. Os resultados mostram que há uma carência de profissionais bibliotecários para atuar nestas unidades; não existe padronização de procedimentos para o depósito do material; embora haja demanda não existe política de divulgação/comunicação destes documentos; nunca foi realizado estudo de usuários. Conclui-se que urge a contratação de profissionais bibliotecários; padronização dos procedimentos de depósito; realização de um estudo de usuário e o uso de mecanismos de promoção e marketing do conhecimento produzido no âmbito da UFAL.




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