VII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
    Home > Papers > Adriane Maria Arantes de Carvalho
Adriane Maria Arantes de Carvalho

As práticas de inteligência competitiva em empresas incubadas de base tecnológica em informática

Adriane Maria Arantes de Carvalho
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Isabela Iunes de Oliveira
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

     Texto Completo: PDF
     Texto submetido em: August 21, 2006

Resumo
Num contexto de rápidas mudanças tecnológicas e de ciclos de desenvolvimento de produtos cada vez menores, a inteligência competitiva assume o caráter de uma ferramenta necessária para a geração de vantagens competitivas, antecipação de surpresas e acompanhamento das forças que atuam no ambiente de negócios. Baseia-se no entendimento de que os gestores precisam estar sempre bem informados sobre questões fundamentais de negócios através da implementação de um processo sistemático de coleta e análise de informações externas à organização.
Este trabalho tem por objetivo averiguar as práticas de inteligência competitiva de empresas de tecnologia da informação em processo de pré-incubação e de incubação. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa exploratória em cinco empresas incubadas e um projeto pré-incubado na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica em Informática de Belo Horizonte (INSOFT-BH) da Fundação Mineira de Software (FUMSOFT). A coleta de dados primários foi obtida através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com os diretores das empresas no ano de 2005. Buscou-se identificar o processo de inteligência competitiva adotado; o escopo da monitoração do ambiente de negócios; o tratamento dados às informações; as fontes e os recursos de informações utilizados e a relação percebida entre a atividade de inteligência competitiva e o desempenho organizacional.
Os resultados obtidos foram analisados frente ao referencial teórico. Constatou-se que apesar da importância dada pelas empresas à atividade de inteligência competitiva esta não é realizada de forma sistemática. Foi possível identificar quais são os setores mais monitorados e quais as fontes e recursos mais utilizados.




    Saiba mais
    sobre
    o projeto...


Public Knowledge

 
Open Access Research
Home | Apresentação | Programação
Trabalhos científicos | Inscrições | Organização | Fotos
  Top