VII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
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Andréa Paula Osório Duque

As cinco leis da Biblioteconomia aplicadas à Web potencializando a arquitetura de cursos à distância

Andréa Paula Osório Duque
IBICT/UFF

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     Texto submetido em: August 20, 2006

Resumo
Este estudo está centrado nas leis de Biblioteconomia de Ranganathan aplicadas ao ambiente Web – uma das seções abordadas na dissertação de mestrado ‘Modelagem de Cursos à distância via Internet, à luz da Ciência da Informação’. Essas leis aplicadas são utilizadas como recursos teórico-práticos com o objetivo de garantir a qualidade e a potencialidade educacional e informacional de cursos a distância via Internet; cursos esses que vêm despontando, no cenário contemporâneo, como potenciais catalisadores de formas inovadoras de ensino. A arquitetura desses cursos deve estar centrada em questões pontuais como: criação, disponibilização e transferência de conteúdos educativos e o traçado de objetivos que contemplem os processos de análise, síntese, tomada de decisão, resolução de problemas, emissão de juízo de valores, ética e cidadania. O desafio, então, se fixa nas ações de redesenhar a aquisição, produção e troca de conhecimentos em função das tecnologias digitais de informação e comunicação que são caracterizadas por vetores de velocidade, disponibilidade, desmaterialização e desterritorialidade da informação. Na Internet, rede mundial de computadores interligados, a informação disponibilizada é hoje acessada por quase 1 bilhão e meio de usuários, provocando uma explosão de acesso à Rede e a uma profusão de informações. O acesso a esse “dilúvio” de informações requer, naturalmente, a necessidade de buscar maneiras de recuperar, organizar e sistematizar conteúdos informacionais, para planejamento e aplicação em cursos online, que são beneficiados pela incorporação dos princípios das cinco leis da Biblioteconomia aplicadas à Web. A transposição dos enunciados dessas cinco leis para o ambiente virtual dependerá da adequação da linguagem e da abordagem da informação para inserções em cursos à distância via Web. A universalidade das cinco leis da Biblioteconomia favorece sua aplicabilidade ao ambiente virtual, principalmente, quando se trata da construção de cursos à distância via Internet, que demandam um tratamento mais apurado da informação, dadas às características peculiares dessa forma de educação via Web. Os princípios das cinco leis aplicadas à Web podem ser resumidos nos enunciados: universalidade de acesso à informação; democratização do saber; atendimento às diferenças e necessidades de cada ciber-aluno; fator temporal agregando valor à informação e dinamismo e crescimento informacional. Esses princípios se aplicam em questões pontuais; a decisões na etapa Planejamento de cursos via Internet e também no dia-a-dia de um curso. Por isso, é fundamental estabelecer correlações entre os enunciados das leis aplicadas e as etapas de construção de um curso à distância, favorecendo o processo de sua modelagem. Em síntese, as leis aplicadas à Web, auxiliam na tomada de decisão, podendo permear todo processo, embora algumas delas predominem com maior envolvimento em determinados momentos desse trabalho de construção do conhecimento. Este estudo também incorpora um mini-cheklist direcionado a auxiliar a equipe multidisciplinar encarregada da criação e colocação no mercado de um curso à distância via Internet. As etapas da arquitetura desses cursos integram as fases: Diagnóstico; Planejamento; Desenvolvimento; Implementação e Avaliação do Processo, incluídas no mini-checklist e tendo como parâmetros as cinco leis aplicadas à Web.




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