VII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
    Home > Papers > Sueli Amaral
Sueli Amaral

Desempenho das funções dos websites de unidades de informação como ferramenta de marketing para planejamento e gestão

Sueli Amaral
UnB

     Texto Completo: PDF
     Texto submetido em: August 20, 2006

Resumo
Destaca a importância do planejamento e gestão dos websites das unidades de informação como ferramentas de marketing no desempenho das suas funções na prestação de serviços de informação. Defende a adoção das técnicas de marketing pelas unidades de informação, entendidas como empresas prestadoras de serviços informacionais e enumera pesquisas desenvolvidas com essa temática. Apresenta uma classificação das funções desempenhadas pelos sites de unidades de informação proposta por Amaral e Guimarães (2002). O desempenho das seis funções: informacional, promocional, instrucional, referencial, de pesquisa e de comunicação podem ser verificadas nos websites de unidades de informação de acordo a freqüência das ocorrências dos itens indicativos do desempenho de cada uma das funções. A fundamentação teórica da classificação baseou-se na comparação e padronização terminológica de várias classificações encontradas na literatura internacional. Depois de elaborada, a classificação foi testada em diversas pesquisas, que mostraram como o monitoramento dessas funções do website pode ser válido como ferramenta de marketing para aprimorar o planejamento e a gestão dos websites. Relata vários estudos realizados no Brasil, que evidenciam a adoção da classificação por diversos gestores de unidades de informação e que também comprovaram a validade do uso da classificação das funções desempenhadas pelos websites de unidades de informação como ferramentas de marketing para o planejamento e gestão desses websites.




    Saiba mais
    sobre
    o projeto...


Public Knowledge

 
Open Access Research
Home | Apresentação | Programação
Trabalhos científicos | Inscrições | Organização | Fotos
  Top