VII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
    Home > Papers > Antonio Braz de Oliveira e Silva
Antonio Braz de Oliveira e Silva

Redes de co-autoria dos professores da Ciência da Informação: um retrato da colaboração científica dessa disciplina no Brasil

Antonio Braz de Oliveira e Silva
PPGCI/UFMG

Fernando Silva Parreiras
Universität Koblenz, Alemanha

Renato Fabiano Mathues
PPGCI/UFMG

Wladmir Cardoso Brandão
Netic

     Texto Completo: PDF
     Texto submetido em: August 21, 2006

Resumo
A preocupação em compreender e explicar as mudanças e o desenvolvimento no pensamento científico é o elemento central nos estudo das instituições científicas (CRANE, 1972), sendo a produção do conhecimento científico uma questão essencial para a Ciência da Informação (CI) desde sua origem.
Com a intenção de contribuir com esse objetivo, este artigo apresenta a rede de colaboração científica entre professores dos Centros de Pós-Graduação na área de Ciência da Informação (CI) em funcionamento no Brasil. Tal colaboração é identificada a partir da co-autoria de artigos em revistas e eventos científicos. A fonte de informação adotada foi a base de dados do projeto ‘RedeCI’ (www.redeci.netic.com.br) sendo a metodologia empregada a análise de rede social (ARS). Este trabalho analisa a produção (em co-autoria) de artigos científicos por professores dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil. Os artigos analisados são oriundos de revistas e eventos da área previamente cadastrados na base de dados da RedeCI enquanto a vinculação do professores aos Centros de Pós-Graduação e suas linhas de pesquisa foram identificados a partir de informações disponíveis no sítio da ANCIB (ANCIB, 2006). Dessa forma, além da rede individual dos professores, ao se adicionar na análise a instituição de origem e a linha de pesquisa, foi possível, também, elaborar uma primeira interpretação da colaboração entre instituições.
Procurou-se então responder às seguintes perguntas: 1) existe uma rede de colaboração, na forma de publicação em co-autoria, entre os professores de diferentes centros de pós-graduação em CI no Brasil? 2) quais as características desta rede? Isto é, 2.1) a rede é densa, com muitos artigos publicados em co-autoria, envolvendo a maior parte dos professores? 2.2) existe colaboração entre os professores de diferentes instituições e linhas de pesquisa?
Os resultados obtidos com a ARS aplicada sobre as redes de co-autoria de professores dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil indicam uma baixa cooperação entre eles, considerando-se que as revistas e eventos seccionados são os mais importantes para se acompanhar a produção científica nessa área de conhecimento no Brasil. Mesmo considerando que se trata de uma primeira exploração e que existe um longo trabalho a ser realizado na análise da base de dados de co-autoria com uso da metodologia de ARS, os resultados confirmam outras indicações sobre a fraca conexão entre os professores em termos de colaboração na publicação de trabalhos, como a apresentada em outros trabalhos sobre o tema.
O artigo enfatiza, ainda, que a ARS e os resultados obtidos com o uso de técnicas estatísticas não eliminam a necessidade de uma análise qualitativa aprofundada. No entanto, deve-se enfatizar que o uso da ARS permite uma abordagem da colaboração entre os professores, destacando fatos que não seriam detectáveis com o uso de métodos estatísticos tradicionais. Para tal, bases estatísticas, como a da ‘RedeCI’ são fundamentais para estudos em direção à uma maior compreensão da área de CI no Brasil, por meio da identificação das redes de colaboração e dos colégios invisíveis nela existentes.

Appendices
      anexo1




    Saiba mais
    sobre
    o projeto...


Public Knowledge

 
Open Access Research
Home | Apresentação | Programação
Trabalhos científicos | Inscrições | Organização | Fotos
  Top